quarta-feira, dezembro 26

Nosso medo mais profundo não é que sejamos inadequados. Nosso medo mais profundo é que sejamos poderosos demais. É nossa sabedoria, não nossa ignorância, o que mais nos apavora. Perguntamo-nos: 'Quem sou eu para ser brilhante, belo, talentoso, fabuloso?' Na verdade, por que você não seria? Você é um filho de Deus. Seu medo não serve ao mundo. Não há nada de iluminado em se diminuir para que outras pessoas não se sintam inseguras perto de você. Nascemos para expressar a glória de Deus que há em nós. Ela não está em apenas alguns de nós; está em todas as pessoas. E quando deixamos que essa nossa luz brilhe, inconscientemente permitimos que outras pessoas façam o mesmo. Quando nos libertamos de nosso medo, nossa presença automaticamente liberta as outras pessoas.
Nelson Mandela

segunda-feira, dezembro 24

Saudades de você, Ana Carolina!

Este é o sexto Natal que passo sem você,
Simplemente, passo!
Nunca mais foi o mesmo e nunca mais será.
Sua ausência dói tanto, filha!

Todas as manhãs, ao cordar,
A primeira lembrança que me vem é você!

E o que mais dói é ter conciência
De que ninguém merece, findar seu dias
Num lugar tão degradante e humilante.

A minha esperança é de encontrar-te novamente,
E contigo morar  em um deslumbrante lugar
Onde para sempre, juntas  eternamente,
E sem nenhuma lembrança dos horrores
De um lugar desconhecido, anda por muitos.
Que por ali não passaram.

Sei que você, hoje dorme nos braços do Pai.
E quano acordares, será como apenas,
Uma noite do sono

Até breve , meu amor!!!




domingo, dezembro 9

                                     Ai de mim, se Deus me amasse pelo que sou, porque pelo que sou, nada sou, senão trapo de imundícia!

sábado, novembro 3

http://www.revistaviverbrasil.com.br/impressao/materia/39/reforma-psiquiatrica/eu-vi-senti-interagi/

sábado, setembro 22

Reforma Psiquiátrica/Luta Antimanicomial

Espero que eu esteja errada, mas me parece que há alguns militantes têm se mostrado confusos. Em todas as batalhas há os que se cançam facilmente, deitam suas armas e desistem. O mais dificil é lutar junto, com aqueles que ficam no meio da batalha, não deitam suas armas, mas também, não as empunham; não desistem, mas também não inssistem e ainda tentam

enfraquecer os fortes. Estes são os responsáveis,creio eu, desta Reforma/Luta Atimanicominal estar há mais de vinte anos com manicômios ainda de pé, enquanto milhares de pessoas continuam sofrendo maus tratos e morrendo num dos lugares mais triste que exite. " Não há lugar mais humilhante e mais triste onde se possa, ali terminar os seus dias de vida". Foi num destes lugares que minha filha (O CASO ANA CAROLINA CORDOVIL HEIDERICH SILVA) teve sua vida ceifada em apenas 08 dias, AOS 18 ANOS DE VIDA.

Que Deus console os corações dos familiares que sofreram e sofrem com perdas de seus queridos, nestes lugares que mais se parecem com campos de coconcentração inclusive o meu coração!

22/09/20012

quinta-feira, agosto 30

Manifestação em frente a Clínica de Repouso Santa Izabel LTDA

http://g1.globo.com/videos/espirito-santo/estv-2edicao/t/edicoes/v/grupo-protesta-por-tratamento-prestado-aos-pacientes-em-cachoeiro-no-es/2107449/

terça-feira, julho 31

Cachoeiro de Itapemirim, ES, ter�a, 31 julho 2012.
Você está aqui: Brasil Outras Notícias Clínica Santa Isabel é notificada pelo Ministério Público

Clínica Santa Isabel é notificada pelo Ministério Público

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Cachoeiro de Itapemirim, notificou ontem as secretarias de Estado de Saúde (Sesa), da Justiça (Sejus) e a Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim (SRSCI), além da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), para que tomem providências quanto à regularização da clínica Santa Isabel. 
Os envolvidos terão que formar uma comissão multidisciplinar, composta de médicos psiquiatras, assistentes sociais e psicólogos em 30 dias para solucionar os problemas.
Conforme a notificação, a clínica particular, mas credenciada pelo Sistema Único de Saúde, atualmente é a principal referência para internação psiquiátrica no Estado do Espírito Santo. Porém, está com o número de profissionais inferior ao preconizado na Portaria nº 251/2002 do Ministério da Saúde.

Durante o mês passado, a 2ª Promotoria de Justiça de Cachoeiro de Itapemirim realizou três visitas à instituição, nas quais foram constatadas "a precariedade do funcionamento do local".
Na notificação consta que apenas uma enfermeira é responsável pelo plantão, com responsabilidade de monitorar 400 leitos do SUS e 29 privados, sendo que a clínica possui quantitativo de profissionais deficiente também nas áreas de psicologia, terapia ocupacional, enfermagem, técnico de enfermagem, educação física, assistente social e nutrição.
Diversos conselhos também emitiram parecer sobre o funcionamento da clínica. Os notificados terão que avaliar os pacientes internados; implementar medidas de reabilitação psicossocial assistida aos pacientes internados de longa permanência; desospitalizar os pacientes que estão com alta médica e ainda continuam internados; regularizar os  profissionais que lá trabalham; tomar  providências para que os pacientes que estejam cumprindo medida de segurança sejam encaminhados ao Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico; entre outras medidas.

sábado, junho 30

Augusto Cury: " Aprendi com o Mestre dos Mestres ...


" Aprendi com o Mestre dos Mestres que a arte de pensar é o tesouro dos sábios. Aprendi um pouco mais a pensar antes de reagir, a expor - e não impor - minhas idéias e a entender que cada pessoa é um ser único no palco da existência.






Aprendi com o Mestre da Sensibilidade a navegar nas águas da emoção, a não ter medo da dor, a procurar um profundo significado para a vida e a perceber que nas coisas mais simples e anônimas se escondem os segredos da felicidade.






Aprendi com o Mestre da Vida que viver é uma experiência única, belíssima, mas brevíssima. E, por saber que a vida passa tão rápido, sinto necessidade de compreender minhas limitações e aproveitar cada lágrima, sorriso, sucesso e fracasso como uma oportunidade preciosa de crescer.






Aprendi com o Mestre do Amor que a vida sem amor é um livro sem letras, uma primavera sem flores, uma pintura sem cores. Aprendi que o amor acalma a emoção, tranquiliza o pensamento, incendeia a motivação, rompe obstáculos intransponíveis e faz da vida uma agradável aventura, sem tédio, angústia ou solidão. Por tudo isso Jesus Cristo se tornou, para mim, um Mestre Inesquecível"



Augusto Cury

sexta-feira, junho 22

INDIGNAÇÃO E DOR




Esta é a minha mensagem!






De indignação, de dor, de profunda tristeza que jamais cessará pela perda da minha filha, ANA CAROLINA CORDOVIL HEIDERICH SILVA, que teve sua vida ceifada por médicos e profissionais irresponsáveis que vivem do derramamento do sangue e das lágrimas dos pacientes que nesta (clínica de Repouso Santa Isabel LTDA) são confinados e torturados tanto fisicamente como emocionalmente.






Até quando os Diretores e Responsáveis por ela, irão manipular a maioria das autoridades e enganar o povo com um Manual que,se funciona, é só na esfera particular. Porque o que funciona no nesta clínica, (SUS )são as drogas(os neurolépticos)para manter ordem.






Nunca imaginei que minha filha estivesse correndo risco de morrer.


Não havia motivo pra isto.






Ela estava ali dentro somente há 08 dias! (26/11/2006 a 04/12/2006.






Até quando os pacientes e seus parentes vão ser inibidos de denunciar, como fui até ameaçada por uma das Assistentes Social, Eliane Silva Moreira que me disse: Se a senhora ficar nervosa as coisas vão piorar pro seu lado?






Um delegado que some com o inquérito.






O outro que acredita na justiça e o outro que prefere a omissão. Será que seria assim com um dos "SEUS"?






Até quando esta clínica irá fazer suas vítimas?


Até quando "mães" como "eu", pais, famílias, irão conviver com descaso de uma sociedade "podre", "hipócrita"?






Médicos que esqueceram do juramento que fizeram e hoje só pensam no quanto vão ganham por cada cabeça?






Médicos que em seus consultórios, particulares , não são os mesmos que entram dentro dos H. Públicos?






Minha filha não era louca, nem dependente químico. Ela tinha surtos, comportamento compulsivo. Se eu soubesse que esta clínica não passa de um "MANICOMIO"... Não posso continuar calada. É UMA DOR QUE NÃO PASSA!!!

Nercinda Claresminda. Heiderich
TUDO QUE RESPIRA, INSPIRA


Enviado por Nercinda C Heiderich em ter, 17/11/2009 - 22:54.


A morte é um dos ciclos. Todo ser que respira , inspira.


Mas diante de certa ou incertas mortes, nos tornamos, às vezes irracionais. E é por esta razão que digo que ela por si só é desumana. Bem sei, que muitas mortes poderiam e podem ser evitadas, precocemente, se não fosse a violência de várias formas,como ...continuam acontecendo. E fato de me sentir impotente diante dela é, por que percebo que pessoas que poderiam lutar pra evitá-las, em grande proporção, se acovardam diante da ameaça de não alcançar êxito e ter o seu posto rebaixado. Se esquecem que vitórias se conquista, não se compra.



Nercinda Claresminda Heiderich

quarta-feira, junho 13

QUEM SOU?


Sou um ser humano




Que chora,

Que sorri, ás vezes.

Que explode com frequência,

Que se incomoda com a falsidade,

Que ama justiça, mas comete injustiça,

Que possui temperamento introvertido,

Saudosista ao extremo,

Apaixonada por poesias e músicas,

... Romãntica em demasia,

Que dedilha algumas notas no violão,

Que brinca de tocar acordeon e teclado,

Que respeita a individualidade do outro mesmo que a mesma te machuque.



O que mudaria em mim?



O temperamento não o caráter.

Por isto, gosto muto de um poema de



FRANCISCO OTAVIANO



Ilusôes da vida



Quem passou pela vida em branca nuvem

E em plácido repouso adormeceu;

Quem não sentiu o frio da desgraça,

Quem passou pela vida e não sofreu,

Poi expéctro de homem - não foi homem,

Só passou pela vida - não viveu.

sexta-feira, junho 8

                                              Último Soneto 
  
                                                          Álvares de Azevedo                     









Já da noite o palor me cobre o rosto,


Nos lábios meus o alento desfalece,


Surda agonia o coração fenece,


E devora meu ser mortal desgosto!





Do leito, embalde num macio encosto,


Tento o sono reter!... Já esmorece


O corpo exausto que o repouso esquece...


Eis o estado em que a mágoa me tem posto!





O adeus, o teu adeus, minha saudade,


Fazem que insano do viver me prive


E tenha os olhos meus na escuridade.





Dá-me a esperança com que o ser mantive!


Volve ao amante os olhos, por piedade,


Olhos por quem viveu quem já não vive!


http://youtu.be/Vl50FxH1dbw

sábado, junho 2

http://youtu.be/N8KzIJ-fIRs
Chora Israel Sérgio Lopes
Quando em cativeiro te levaram de Sião
 E os teus sacerdotes prantearam de aflição
 Foi como morrer de vergonha e dor
Caminhava triste o povo forte do Senhor
 Oh, Jerusalém, por que deixastes de adorar

O Deus Vivo quem tantas batalhas te ajudou
Chora Israel num lamento só
Talvez Deus se lembre do destino de Jacó Chora, Israel
Babilônia não é o teu lugar
Clama ao teu Deus,
Ele te ouvirá
Do inimigo te libertará

http://www.vagalume.com.br/sergio-lopes/chora-israel.html#ixzz1wgndSRyD

http://youtu.be/TH5TbQfV0II

quarta-feira, maio 23

Os efeitos colaterais das drogas psiquiátricas causam sintomas iguais aos de doenças mentais graveis, inclusive similares até mesmo a esquizofrenia. Esconde-se que drogas psiquiátricas podem causar doenças psíquicas. Há danos cerebrais. Há destruição da dentição, problemas de obesidade, diabetes, anorexia, debilitação, e outros. Os danos da psiquiatria criminosa são hediondos. A sociedade é manip...ulada para ver a doença em tratamento através dos males que são causados pelas drogas tarja preta com que a psiquiatria criminosa vende a imagem de doença mental das suas vítimas.




Esconde-se que efeitos colaterais de drogas psiquiátricas são usados para consumar diagnósticos de doenças mentais e a imagem social estigmatizada das vítimas da psiquiatria criminosa. Prisão química. As drogas psiquiátricas produzem confusão, transtornos e distúrbios mentais, desordens psicomotoras e neurológicas, e surtos psicóticos. Doença mental química. O poder da psiquiatria criminosa é intocável neste país, ninguém age em defesa das vítimas de monstros tão poderosos, e que são acompanhados por vultosos e onipotentes interesses em toda a área de saúde."



Li isso em um site e concordo plenamente com esse artigo,eu mesma fui vítima de uma psiquiatra da clínica Saint Roman,aqui do Rio de Janeiro. Tive uma discussão muito grande com meu marido,fiquei muito exaltada e pela primeira vez na vida fui internada. Essa psiquiatra depois de uma consulta rápida,diagnosticou surto psicótico,me internou rapidamente,me dopou com Zyprexa e em 1 semana eu já não comia mais,não bebia nada,não dormia,não tomava banho,tive SNM e minha vida foi quase destruída.Sai da clínica pois meu plano de saúde deixou de ser aceito.Fui para outra clínica onde diagnosticaram transtorno bipolar,então começaram a me desintoxicar.A síndrome neuroléptica maligna é terrível para o ser humano,eu pesei menos de 40 kilos, não conseguia fazer absolutamente nada sozinha, antes de tomar esse maldito ZYPREXA isso nunca tinha acontecido comigo.Eu não tenho e nunca tive transtorno mental algum.

A psiquiatria criminosa brinca com a vida das pessoas!!!



Shirley Torres



ResponderExcluirVer mais
Vai deixa de tristeza e deixa o sonho te levantar, acredite que é possível ainda hoje uma virada, acredite que tudo foi apenas um engano, mantenha a rota do seu barco da vida, não desista novamente, as pedras são apenas restos que a chuva trouxe... amar, viver, sonhar, acreditar, lutar e até o chorar, são fases que compõem o grande quadro chamado vida, onde a tela é a sua história, as tintas são as pessoas que passam por ela, mas, o pintor, o responsável pela obra é sempre você! (Autor Desconhecido)Autor desconhecido)




quarta-feira, abril 18

Pastor Youssef Nadarkhani é condenado à morte no Irã

Homem convertido ao cristianismo é condenado à morte no Irã

O pastor evangélico Youssef Nadarkhani foi preso, acusado de abandonar a fé islâmica. Decisão da justiça iraniana provocou indignação internacional.
Uma decisão da justiça do Irã provocou indignação internacional e protestos de defensores da liberdade de religião. Um homem que se converteu ao cristianismo foi condenado à morte.
Youssef Nadarkhani foi preso em 2009 porque não quis que os filhos estudassem o livro sagrado dos muçulmanos – o Alcorão.
Ele se tornou cristão aos 19 anos de idade e três anos depois, já pastor evangélico, fundou uma pequena comunidade cristã na cidade de Rasht, a noroeste de Teerã.
Nadarkhani foi preso, acusado de abandonar a fé islâmica, e recebeu a sentença máxima: morte por enforcamento.
Durante três anos, o caso foi examinado por cortes superiores iranianas. A esposa de Nadarkhani também foi detida, chegou a ser condenada à prisão perpétua, mas depois foi solta. O pastor, por três vezes, recebeu proposta de abandonar o cristianismo e voltar para o islã, em troca da suspensão da pena de morte. Youssef Nadarkhani não aceitou.
Segundo o Centro Americano de Lei e Justiça – uma organização que defende a liberdade religiosa nos Estados Unidos e acompanha o caso de Youssef – a sentença foi confirmada pelo governo iraniano e a ordem de execução foi dada.
Jordan Sekulow, diretor do centro, vem divulgando em um programa de rádio a perseguição contra Nadarkhani.
“Não sabemos se ele ainda está vivo nesse momento” diz Sekulow. “A ordem de execução não é divulgada publicamente. A única coisa que pode salvar Nadarkhani”, ele diz “é a pressão internacional, principalmente de países como o Brasil, que tem boas relações diplomáticas com o Irã”.
***
Notícia veiculada pelo Jornal Nacional nesta quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012. Fonte: G1
Ainda não se sabe se a pena já foi cumprida. Ore pela igreja perseguida!

quarta-feira, março 21

http://www.seculodiario.com.br/exibir_not.asp?id=56082

http://www.seculodiario.com.br/exibir_not.asp?id=56082
21/03/2012

Mãe de vítima da Clínica Santa Izabel
explica condições da morte da filha

Lívia Francez



A ativista de luta antimanicomial, Nercinda Heiderich, compareceu ao Tribunal de Justiça do Estado (TJES) nesta terça-feira (20) para dar uma declaração sobre as condições da morte da filha, Ana Carolina Heiderich, ocorrida em 2006 na Clínica de Tratamento Psiquiátrico Santa Izabel, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado. As informações sobre circunstâncias da morte de Ana Carolina foram negligenciadas pelo estabelecimento na ocasião da morte dela, o que levou a mãe a denunciar o caso ao Ministério Público do Estado (MPES), que move ação contra os médicos Silvio Romero de Souza França, que atendeu Ana Carolina e Agostinho Sérgio Fava Leite, diretor clínico do estabelecimento na época.

A audiência do caso foi marcada para o dia 15 de maio deste ano e os médicos foram denunciados por homicídio culposo. Nercinda, junto com Zulmira Fontes, vítima de suposta internação involuntária, foi processada pelo dono da clínica, Sebastião Ventury Baptista, pelos crimes de calúnia, injuria e difamação. Zulmira Fontes chegou a sofrer censura que foi revertida por um habeas corpus julgado neste ano.

Ana Carolina foi encaminhada para a Clínica Santa Izabel depois de Nercinda buscar atendimento para a filha no Centro de Atendimento Psiquiátrico Dr. Aristides (Capaac). A filha tinha um leve atraso mental decorrente de um parto malsucedido e no dia da internação estava muito agitada em casa.

Ao dar entrada na clínica, já mais calma, Ana Carolina foi encaminhada para dentro do estabelecimento para que fosse aferida a pressão enquanto a mãe conversava com o médico na sala de consulta. Nercinda declara que disse ao médico Sílvio Romero que a filha não poderia receber o medicamento Haldol em hipótese alguma, já que era alérgica ao remédio e ainda relatou ao médico os medicamentos que Ana Carolina usava.

A filha de Nercinda ficou internada na clínica por cinco dias e ela foi informada que não poderia visitá-la nos primeiros cinco dias. No quinto dia de internação, Nercinda foi visitar a filha, mas não teve acesso a ela, sendo encaminhada à sala da assistência social, onde foi informada que Ana Carolina havia morrido no dia 4 de dezembro de 2006.

Versões

No dia 8 de dezembro do mesmo ano, quando foi buscar esclarecimentos sobre a morte da filha, Nercinda foi atendida pelo diretor clínico do estabelecimento, Agostinho César Fava Leite que disse que Ana Carolina havia levado um tombo próximo a uma mesa de refeição. No entanto, uma enfermeira declarou a Nercinda que a filha havida morrido em um leito da enfermaria.

No mesmo dia, Nercinda pediu cópia do prontuário da filha, que foi negada sob a alegação de que o médico que a atendeu não estava presente. Depois de seis meses e quatro tentativas depois Nercinda teve acesso ao prontuário. A dificuldade de receber informações levou à denúncia no MPES. O conflito de informações foi tanto que a causa mortis foi atestada pelo médico Sílvio Romero como parada cardiorrespiratória – infarto agudo do miocárdio, ocorrido em consequência de diabetes e hipertensão preexistente na paciente. No entanto, após a exumação do corpo, o perito atestou que não havia lesões no coração compatíveis com infarto agudo do miocárdio e também que não havia evidências no corpo que demonstrassem necropsia anterior, que deveria ter sido realizada.

Segundo a denúncia, a morte de Ana Carolina, que tinha 18 anos na época, ocorreu por uma sucessão de atos negligentes dos médicos denunciados e à vítima foi administrado o medicamento ao qual era alérgica. A denúncia também salienta que foi precário o acompanhamento profissional dedicado a Ana Carolina durante o curto período de tempo em que permaneceu na Clínica Santa Izabel.

A denúncia dá conta ainda que a clínica ainda não conta com o número de profissionais (médicos e enfermeiros) necessário e de materiais de emergência para atender à demanda de internações. Além disso, as condições das instalações físicas são inadequadas, conforme o dossiê formulado pelo Núcleo de Assessoria Psicossocial do MPES.


http://www.seculodiario.com.br/exibir_not.asp?id=56082

sábado, março 3

VITÓRIA: “ATIVISTA ANTIMANICOMIAL RECEBE HABEAS CORPUS EM AÇÃO CRIMINAL...”

VITÓRIA: “ATIVISTA ANTIMANICOMIAL RECEBE HABEAS CORPUS EM AÇÃO CRIMINAL...”


Por: Pettersen Filho

Ação de Habeas Corpus proposta perante a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, cujo o Desembargador Relator Dr. Adalto Dias Tristão, contra a 4ª Vara Criminal de Cachoeiro do Itapemirim, finalmente, livra do processamento a Ativista Antimanicomial Zulmira Fontes, quem, em fase preambular da Queixa-crime formulada contra si pelo proprietário da Clinica de Tratamento Psiquiátrico Santa Izabel, naquele Municipio, além de acolher a Queixa contra Zulmira, por crimes contra a Honra, determinou a retirada de Matéria postada no Blog da Ativista contra o proprietário, o Dr. Sebastião Ventury Baptista, e informando supostos maus-tratos na Unidade, alegando ser injuriosa.

Desde então processada criminalmente, Zulmira, que luta para que o Doente Mental não seja, necessariamente, Internado, e luta para que se admita um Acompanhante, quando absolutamente necessária internação, passou momentos de aperto e temor, em razão do processo, que poderia levá-la para detrás das grades.

Aceito à unanimidade pela 2ª Câmara Criminal, que acolheu o HC de Zulmira, proposto pelo competente Advogado da Associação de Mães e Amigos das Vitimas de Violência no Estado, Dr. Antônio Fernando de Lima da Silva, quem viu no simples processamento de Zulmira constrangimento inaceitável, até porque alegou que a Representação formulada contra a sua Cliente, ainda em fase de Procuração, padecia de vicio, viu, no ultimo dia 27/02, ser concedido o Benefício que fulmina o Processo contra Zulmira, ainda por ser publicado em Acordão pelo Tribunal, que, por certo, resultará na extinção do feito.

Ativistas na Luta Antimanicomial, na verdade, Zulmira Fontes e Nercinda Claresminda, ambas dizendo-se vitimas da Instituição Psiquiátrica, segundo Processo tipo “Cala Boca”, que se arrastava, sem definição, há anos, eram acusadas pelo suposto Crime de Calúnia, Injúria e Difamação, segundo Queixa Crime ofertada pelo proprietário da Clinica Santa Izabel, em Cachoeiro do Itapemirim/ES, Senhor Sbastião Ventury Baptista.

Há muitos anos envolvidas na Luta pelos Direitos Humanos , desde que ela mesma, Zulmira, foi, segundo alega, Vitima de uma suposta Internação Involuntária em Clinica Psiquiátrica, que a teria lançado no acometimento de Transtorno Pós - traumatico , por cerca de dois anos, a Blogueira e Ativista Política de Cachoeiro do Itapemirim/ES, Zulmira Fontes , luta pelo completo fechamento da Clinica Santa Izabel, de propriedade do Senhor Sbastião Ventury Baptista, conveniada ao Estado do Espírito Santo e ao SUS, segundo nos foi informado, de quem recebe repasses Públicos, foi Intimada, judicialmente, a retirar do seu Blog http://zuzufontes.blogspot.com/ “ toda e qualquer divulgação das informações e imagens veiculadas ... ” relativo ao Senhor Sebastião Ventury Baptista, quem move contra si Queixa - Crime na Quarta Vara Criminal da Cidade.

A mesma Queixa pesa, também, contra Claresminda, quem, segundo ela, teria perdido uma Filha, morta na Clinica, por reação medicamentosa, situação nunca Investigada, Criminalmente, segundo nos consta.

Decisão ” Liminar, exarada pela MM.Juiza Kelly Kiefer, ainda em 19/08/010, cumprida na integra, via Carta Precatória para a Comarca de Marataizes/ES, onde atualmente reside Zulmira, impunha, inclusive, Multa Diária de R$500,00 em caso de descumprimento, dispondo que deixassm as supostas Quereladas de atacarem a Imagem da Clinica, e do seu Proprietário.

Sendo, no entanto, uma espécie “ Prematura ” de Antecipação de Juízo, a que é permitido ao Magistrado , tão logo receba o Processo, a pedido da Parte, uma vez se convença da procedência da reclamação, a Queixa - Crime , na verdade, se prestava a, em tese, repreender a possível Conduta Delituosa da Querelada, Zulmira Fontes , em razão do Querelante, Sebastião Baptista, quem, para melhor esclarecimento, reportamos, trata-se do proprietário da Clinica Psiquiátrica Santa Izabel , naquela Cidade, a real interessada no deslinde da questão, onde persistem internados mais de Quatrocentos Pacientes com distúrbios, ou não, mentais, o que é, inclusive, totalmente inadequado, segundo a Psiquiatria Moderna.

Conhecidas nacionalmente como Ativistas Políticas , e por seu Blog , voltado à Luta contra a Internação Manicomial , como regra absoluta, e não exceção, sobretudo, a Querelada Zulmira é, também, Autora de Abaixo Assinado Eletrônico pela Legislação de Lei que resguarde o Direito a Acompanhante ao Interno em Manicômio no Site http://www.abaixoassinado.org/assinaturas/abaixoassinado/6433 , que, na época, com a Decisão Judicial , diante da iminência de tão sobrepesada Multa / Diária , e por acatamento a Ordem Judicial, se viu obrigada a retirar do seu Blog as denúncias que fez contra a tal Clinica Santa Izabel, segundo ela, entidade com fins lucrativos que atende pelo SUS – Sistema Único de Saúde, onde estariam, ainda, segundo ela, ocorrendo várias irregularidades, conforme transcreveu em e-mail, a época, repassado a sua lista, com esclarecimentos que teriam sido prestados pelo próprio Conselho Regional de Psicologia da 16ª Região/ES (CRP-16) , que, endossariam parte das suas Denúncias.

Decisão, que deve cair, com a eventual extinção do Processo, proferida ainda em fase de Antecipação de Tutela em Juízo Penal, quando deveria ser versada, salvo melhor juízo, em Esfera Cível , em propicia Ação Cautelar , independente de que procedam as tais graves denúncias perpetradas por Zulmira e Claresminda , ademais, feria o próprio principio do Direito de Opinião, e a mais elementar Liberdade de Imprensa , assegurados a todo e qualquer Cidadão brasileiro.

Pessoas que possuem Domicilio certo e sabido, onde receberam a própria Citação da Queixa-crime , quem, inclusive, Assinam suas matérias, não oferecendo qualquer risco à Sociedade , nem de possível Fuga Processual, portando, não ocultas pelo manto sombrio da clandestinidade, Zulmira Fontes , e Nercinda Claresminda, são, ademais, o próprio “ Grito ” calado dos que não podem, por detrás das Grades Obscuras dos Manicômios, e Clinicas Psiquiátricas, quiçá, a Santa Izabel, ser ouvidos.

Ainda, segundo o Advogado Antônio Fernando de Lima Moreira da Silva, que foi constituído Representante Legal de Zulmira, e entrou no Tribunal com Habeas Corpus pela nulidade do Processo, também, combativo Advogado da AMAFAVV – Associação das Mães e Familiares das Vitimas de Violência do Estado do Espírito Santo ( http://www.amafavv.blogspot.com/) : ”... A ação penal privada foi instrumentalizada através de procuração genérica, que não observou os requisitos específicos previstos no artigo 44 do Código de Processo Penal. Como é cediço, no Direito Penal, a falta de representação quando exigida para o exercício da ação penal, é falta de condição para o exercício da ação penal, também chamada de condição de procedibilidade. Tal situação conduz à rejeição da queixa, conforme dispõe o artigo 395, inciso II, do Código de Processo Penal, com a redação dada pela Lei nº 11.719/08” , informou.

Sentença, Acordão, que, uma vez Publicado, ensejará na definitiva Liberdade de Zulmira Fontes, e que deve se estender a Claresminda, de fundo, envida o rumo da Luta Antimanicomial no Brasil, e do próprio Direito de Expressão, em alvitre e temeridade que ultrapassaram o próprio Juízo Subjetivo encerrado nas Partes em apreço, mas, sim, uma avassaladora Vitória da Dignidade e dos Direitos Humanos.

Parabéns, Zulmira.

ANTUÉRPIO PETTERSEN FILHO, MEMBRO DA IWA – INTERNATIONAL WRITERS AND ARTISTS ASSOCIATION É ADVOGADO MILITANTE E ASSESSOR JURÍDICO DA ABDIC – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DEFESA DO INDIVÍDUO E DA CIDADANIA, QUE ORA ESCREVE NA QUALIDADE DE EDITOR DO PERIÓDICO ELETRÔNICO “ JORNAL GRITO CIDADÃO”, SENDO A ATUAL CRÔNICA SUA MERA OPINIÃO PESSOAL, NÃO SIGNIFICANDO NECESSARIAMENTE A POSIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO, NEM DO ADVOGADO.