quinta-feira, dezembro 23

FILOSOFIA DE VIDA E O TEMPO DO NATAL
Enviado por Elias J. Silva, seg, 20/12/2010 - 14:10
12 Up
Hoje quero abrir os olhos para a vida
Quero despertar para outros mundos
Quero apreender valores
Que me tornem mais humano
E me levem a ser melhor

Quero me sentir motivado
A rejeitar os preconceitos
E superar os que já tenho
Quero ter a sensibilidade
De entender o outro
E ser um facilitador
Nunca um complicador

Quero ser uma trilha
Nunca um beco sem saída
Uma ponte
Nunca uma ilha

Quero ter o necessário para viver
Sem, contudo, explorar ninguém
Nem me deixar explorar

Quero me esforçar para ser justo
Mesmo vivendo numa sociedade
Fundamentada na injustiça
Quero saber dar valor à vida
Nunca banalizá-la
E nem me deixar levar pela violência

Quero ter a coragem de rejeitar
E denunciar toda cultura de morte
Tudo que agride a vida
Quero aprender a ser solidário e fraterno
Quero desaprender o egoísmo e o desamor
Quero olhar sempre a vida de frente
Andar com passos firmes na direção do futuro
Quero olhar o passado e dele tirar ensinamentos
Para que o presente seja com maior acerto

Quero enfim, manifestar a minha humanidade
Valorizando o SER
Partilhando o ter e o SABER
Repartindo o pão para gerar mais pão
E participando com toda energia
Do grande banquete da vida

São estes propósitos que me embalam a reflexionar sobre o Natal buscando recuperar em mim e enxergar no universo os valores e o sentido de Nascimento, renovação e comunhão. Na perspectiva do nascimento é possível resgatar o universo-criança que há em todos nós. O universo-criança aponta-nos o sentimento de renovação permanente que devemos perseguir nesta nossa caminhada existencial. A renovação faz parte da nossa razão de existir, posto que existir é fundamentalmente o ato de renovar-se a cada momento. São as atitudes proativas, generosas, acolhedoras e carregadas de humanidade que produzem a verdadeira comunhão: de idéias e de ações que traduzem a esperança da luta pela vida. Holisticamente, que o nosso Natal seja luz e energia limpa, que para além do consumo banal sejamos estrelas que fazem o universo brilhar!

Novo tempo
Nova vida
Na plenitude do Natal
O amor se faz partilha
De um presente sem igual

É Natal do Senhor Jesus
Tempo de festa em que a vida reluz

É Natal de amor e luz
Tempo de festa em que a vida reluz!

Feliz Natal! 2011 com muita saúde para todos e todas!

Acolham esta mensagem com o nosso desejo profundo de Boas Festas e de Saúde e Paz em 2011!
Elias José da Silva - Educador popular, poeta e coordenador do Programa Cirandas da Vida.
Blog de Elias J. Silva
102 leituras
Tags: Poesia e educação popular
Estado/cidade: Ceará/Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário