sexta-feira, março 28

h
Categoria Opinião Noticia Atualizada em 26/12/2013 às 10:33:01
Os coronéis do seculo XXI
Naqueles tempos o voto era aberto no Brasil, assim, os coronéis mandavam capangas para os locais de votação, com o objetivo de intimidar os eleitores, com esse domínio os coronéis do passado ditavam os rumos políticos de suas localidades.

Leia Também
Psicanálise, psicologia e medicamentos
UMA “SENHORA” DE 104 ANOS
ESTADO PRESENTE PARA QUEM?
AMIGOS OCTOGENÁRIOS
“NÃO QUERO FALAR COM VOCÊ!...”
Naqueles tempos...
A política de tempos em tempos produz fenômenos que fogem a regra, seja pelo poder econômico, pelo carisma ou pela popularidade, sempre há figuras que se sobressaem da maioria.Em um Brasil não muito distante, quem ditava as regras da política nos grotões do país era os “Coronéis”, que dominavam os chamados “Currais eleitorais”. Naqueles tempos o voto era aberto no Brasil, assim, os coronéis mandavam capangas para os locais de votação, com o objetivo de intimidar os eleitores, com esse domínio os coronéis do passado ditavam os rumos políticos de suas localidades.
Com as mudanças que o tempo impôs as práticas políticas, e a evolução natural do país, tanto no social como no econômico, a influência dos coronéis diminuiu, mas se prestarmos atenção nas lideranças que hoje dominam a política, podemos falar que são os novos coronéis da política do século XXI. Se analizarmos as principais lideranças iremos constatar verdadeiros aparatos que acabam influenciando grande parcela da população na hora do voto.
O que dizer da influência do ex presidente Lula sobre a máquina partidária do PT, seucontrole sobre vários sindicatos Brasil afora. Claro que Lula não chegou a esse patamar na base da violência, como era o caso dos antigos coronéis, conseguiu na base de seu poder de persuasão e no tino político que se destacou logo no inicio de sua carreira política no ABC Paulista. Além dessas estruturas o ex presidente conta com um grande time de jornalistas infiltrados nos grandes jornais do país, sem contar com a proliferação de sites e blogs que além de elogiar os feitos do ex presidente serve também para atacar seus adversários.
Seria incoerência falar de coronéis e não citar Antônio Carlos Magalhães, que dominou a Bahia por várias décadas. A influência de ACM na política baiana abrangia do Tribunal de Justiça aos gremios recreativos das universidades. Com tanto poder, ACM já chegou a eleger mais de oitenta por cento dos prefeitos e seu grupo é que ditavam as regras nas prefeituras.
Nessa turma também se encaixam os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB) e Paulo Hartung (PMDB), verdadeiros “coronéis” do século XXI. Aécio Neves montou uma estruturada assessoria de imprensa no decorrer de sua carreira e domina políticamente, desde 2002, o estado de Minas. Já o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, herdou um grande aparato do avô e com o instinto de uma raposa ampliou em vários quilometros seu diametros de influência. E o Espírito Santo também tem seus coronéis do século XXI e o seu maior representante atualmente é o ex governador Paulo Hartung que tem influência no Tribunal de Justiça e praticamente manda no Tribunal de contas, sem falar dos vários políticos que devem seus mandatos a Paulo Hartung.
Com tanta influência, para o bem ou para o mal, esses políticos decidem eleições. Estamos vivendo uma “Ditadura democrática”, onde o voto da maioria é decidido, ou influenciado, por questões subjetivas que muito das vezes foge do real significado de seu valor, contribuindo para se formar “Feudos” em várias cidades desse imenso Brasil. O voto, que deveria ser uma decisão pessoal, com o desejo de transformar para melhor o nosso país acaba sendo instrumento de perpetuação de poder de muitas “Raposas felpudas”, que habitam o mundo polítco brasileiro.
Fonte: O Autor
Por: Mário Moreira | Imprimir
Os colunistas não possuem nenhum tipo de remuneração e não há vínculo empregatício de qualquer forma com o site. Os textos aqui publicados são de responsabilidade de seus autores e podem não expressar a opinião do Maratimba.com.
Atenção!
Todos os comentários postados aqui no site não possuem nenhum tipo de interferência humana, o sistema de comentários é um aplicativo do Facebook que autentica os usuários a seu critério. As opiniões dos internautas postadas neste espaço não expressam a opinião do site a respeito do assunto.

Um comentário:

  1. E o Espírito Santo também tem seus coronéis do século XXI e o seu maior representante atualmente é o ex governador Paulo Hartung que tem influência no Tribunal de Justiça e praticamente manda no Tribunal de contas, sem falar dos vários políticos que devem seus mandatos a Paulo Hartung. Todos os estados são co-ligadinhos, já que a união faz a força...

    ResponderExcluir